PROBLEMA COM OS FUNGOS? TEMOS A SOLUÇÃO

Tratamento de Fungos com Laser PediTouch

Definição

As micoses das unhas ou onicomicose (onico quer dizer unha em grego) são geralmente causadas pela infeção das unhas dos pés (mais freqüente) ou das mãos, por um fungo microscópico. As micoses das unhas se desenvolvem principalmente em um ambiente úmido e quente. O fato de estar em ambientes populosos (duchas, piscinas, etc.) pode também favorecer o desenvolvimento das micoses das unhas.
Você deve saber que as micoses nas unhas são frequentemente difíceis de tratar e levam meses ou até anos para conseguir um resultado satisfatório.  As micoses nas unhas são mais frequentes ao nível dos pés que das mãos, pois os agentes infeciosos apreciam um ambiente úmido e a escuridão para se desenvolverem, condições particularmente próprias aos pés.

Epidemiologia

Estima-se que as micoses das unhas (onicomicose) afetem mais de 20% das pessoas com mais de 40 anos.

Causas

As micoses das unhas ou onicomicoses são causadas por fungos microscópicos que em geral, são dermatófitos (Trichophyton rubrum),  leveduras ou bolor.

Ressaltamos que para as micoses das unhas dos dedos dos pés, o responsável é na maioria das vezes (9 de 10 casos), um dermatófito.

Para as micoses das unhas dos dedos das mãos, trata-se em geral, de uma levedura chamada Candida.

O modo como a micose das unhas se desenvolve é geralmente muito relacionado, no início, à uma infecção micótica da  pele (e não na unha) que somente depois se estenderá às unhas. Por isso é importante ter unhas sempre limpas, para evitar para qualquer infecção micótica.

Ressaltamos também que os traumatismos da unha relacionados ao uso de calçados apertados, uso de tênis, entre outros, podem fragilizar a unha, e com isso, favorecer o desenvolvimento das micoses das unhas.

Sintomas

Os sintomas das micoses das unhas podem variar bastante:
–  Podemos dizer que um dos sinais da micose das unhas pode ser a variação da cor da unha, pois esta pode ter uma parte opaca ou branca, ou outras cores como o amarelo, o verde, etc.
– A unha pode também estar levemente descolada, falamos então de onicólise.
– Em determinados casos, podem ocorrer variações da espessura da unha ou de sua textura (aspecto friável).
– É possível observar também diferentes estágios nas micoses das unhas, desde uma pequena mancha até uma unha completamente estragada.

ANTES DO TRATAMENTO

DEPOIS DO TRATAMENTO


Ir para a barra de ferramentas